Barra Mansa inicia no próximo sábado a Campanha de vacinação antirrábica

Foto: Paulo Dimas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde, realiza nos dias 18, 19, 25 e 26 deste mês, de forma gratuita, a vacinação antirrábica em cães e gatos que vivem na área urbana da cidade. A imunização é direcionada para os animais a partir de quatro meses de idade saudáveis e àqueles que expiraram o ciclo de 12  meses da última vacinação. A meta do município é vacinar pelo menos 18 mil animais. A estimativa é de que deste total, 15% sejam felinos.

Para facilitar a vacinação, nos dias 18 e 25, haverá drive thru no pátio da Prefeitura, no Centro, e na sede da Vigilância em Saúde, na Rua Getúlio Borges, 210, na Boa Sorte. Quem por algum motivo não conseguir vacinar seu pet no fim de semana, poderá se encaminhar a Clínica Veterinária Municipal, na Rua Adolpho Klotz,  no bairro Santa Rosa, mediante agendamento prévio pelo telefone (24) 3324-7917. Na área rural, a imunização será efetuada em outubro.

A vacina será aplicada nas 48 unidades de saúde do município, além de 19 unidades móveis, de 8h às 16h. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Antônio Marcos Rodrigues, a vacina é o principal mecanismo utilizado para o controle da raiva animal. “Manter cães gatos devidamente vacinados contra a raiva é uma maneira de buscar garantir a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos. A eficácia da vacina tem possibilitado o controle da doença que não é notificada em Barra Mansa há varias décadas”, destacou.

Para receber a dose do imunizante, o animal deve ser conduzido, com coleira, por um adulto até a unidade de vacinação. Caso o pet tenha cartão de vacinação, é importante a sua apresentação para a atualização dos dados. Em função da pandemia da Covid-19, o condutor do animal deve fazer uso da máscara de proteção facial e manter o distanciamento social.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordedura, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

Cães e gatos contaminados mostram reações da doença entre 10 e 60 dias. Os principais sintomas nos animais são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Outros animais como bois, vacas, coelhos e morcegos hematófogos também podem transmitir a raiva.

Confira os locais de vacinação:

Postos de vacinação antirrábica 18/09/2021

 

Postos de vacinação antirrábica 19/09/2021

 

Postos de vacinação antirrábica 25/09/2021

 

Postos de vacinação antirrábica 26/09/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *