Campeonato Carioca terá pontos corridos em 2021

Foto: FERJ

Em reunião presencial, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, na tarde passada, os clubes decidiram mudanças na fórmula do Campeonato Carioca para 2021 e 2022.

Serão 12 participantes na fase principal. Serão 11 rodadas com todos se enfrentando – sistema de pontos corridos, com os quatro primeiros classificados fazendo semifinais e depois finais – em duas partidas cada – para a disputa do título de campeão carioca. O campeão da Taça Guanabara vai ser o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais e a Taça Rio fica numa disputa à parte entre os que ficarem de 5º ao 8º lugar. A fórmula foi aprovada por unanimidade.

A fase preliminar começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa: Cabofriense, Friburguense, Americano, América e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa. Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021.

A Federação contratou consultoria de Marcelo Campos Pinto, ex executivo de esportes da TV Globo, que fez reuniões com os dirigentes nas últimas semanas, para tratar das transmissões dos jogos pela TV.

A reunião teve alguns desfalques. O presidente do Madureira, Elias Duba, que é do grupo de risco, não foi e deixou o presidente do Volta Redonda, Flavio Horta, como representante.

Foram feitos exames de Covid-19 na porta para evitar a entrada de pessoas com suspeita ou diagnosticadas com o vírus. O vice-presidente da Portuguesa, João Rego, deu resultado positivo e não entrou. O presidente do clube da Ilha, Marcelo Barros, está em fim de quarentena e também não foi.

A tabela já está elaborada e a primeira rodada, no final de semana de 27 e 28 de fevereiro terá os seguintes jogos: Volta Redonda e Madureira; Resende e Fluminense; Botafogo e Boavista; Flamengo e vencedor da fase preliminar; Macaé e Bangu; Vasco e Portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *