O Jornal A Voz da Cidade publica na edição desta quarta-feira, dia 11, pesquisa ORBITAL registrada na Justiça Eleitoral, com um levantamento sobre as eleições para prefeito do próximo domingo, em Barra Mansa. O levantamento foi feito nos dias 27, 28 e 29 de outubro e entrevistou 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. As entrevistas foram presenciais, com eleitores a partir dos 16 anos.
Na pesquisa espontânea, Rodrigo Drable tem vantagem de quase seis vezes sobre o percentual do segundo colocado. O eleitor dá 29,7% ao atual prefeito e apenas 5% para o segundo, Bruno Marini.
Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador apresenta ao entrevistado a relação dos candidatos e pergunta, se a eleição fosse hoje, em qual desses candidatos ou senhor ou a senhora votaria, o resultado é o seguinte:
1º Rodrigo Drable, 36,7%; 2º Bruno Marini, com 11,5%; 3º Thiago Valério, 7,7%; 4º Professora Clarisse, 6,2%; 5º Capitão Daniel Abreu, 4,2%; 6º Jackson Emerick, 2%; 7º Tuca, 1,7%; 8º Waldemar Costa, 1,3%; 9º Paulo César Alves, 0,8%; 10º Peterson Magno 0,8%; e 11º Álcio Pereira, 0,7%.
O número de indecisos é de 12,7%. Brancos e Nulos, 13,2%.
No quadro de rejeição, na pesquisa estimulada, apesar de ser o preferido pela maioria, para se reeleger, Rodrigo Drable também aparece com o mais alto índice. O candidato preferido é também o mais rejeitado, com 24,7%. Bruno Marini é o segundo com 12,5%.
O jornal A VOZ DA CIDADE liberou para consulta a íntegra da pesquisa no seu site: avozdacidade.com inclusive intenção de voto para vereador.
Na eleição de domingo, em todo o País, algumas regras novas terão que ser cumpridas. A Justiça Eleitoral lembra que é obrigatório o uso de máscara, o eleitor deve levar sua caneta, álcool gel, apresentar à distância para o mesário o título de eleitor e um documento com foto, a carteira de identidade ou de motorista.
Os idosos poderão votar em qualquer horário, mas para evitar aglomeração, no horário das 7 às 10 horas, pessoas maiores de 60 anos terão prioridade para votar.