Barra Mansa sedia seminários sobre igualdade racial durante o mês de agosto

 

Objetivo é promover reflexões sobre as desigualdades que envolvem a população negra e reunir informações para traçar o Plano Regional de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial

Barra Mansa avança e dá mais uma importante contribuição para a elaboração do Plano Regional de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial. É que durante o mês de agosto o município sediará cinco seminários para debater entre outros temas a história do movimento negro a partir da década de 70, as políticas de promoção da igualdade racial, bem como o orçamento e planejamento das ações públicas de combate ao preconceito e a segregação determinada pela cor da pele.

As mesas e círculos de discussões acontecerão na Aciap – BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), situada na Avenida Domingos Mariano, 196, Centro. O objetivo é evidenciar no Médio Paraíba os encaminhamentos que nortearão as políticas e programas já desenvolvidos ou a serem implementados com foco na garantia de direitos e na redução das desigualdades raciais. O público alvo dos seminários são gestores públicos dos municípios que compõem a região e integrantes de organizações não governamentais que atuam no segmento. As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico: https://forms.gle/ak4AN6mwam87gdfP9

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, avalia que o evento fortalecerá as ações realizadas, até então de maneira isolada, e a partir da Conferência, de forma integrada, na melhoria da condição de vida da população negra. “A união entre os poderes executivos municipais e a sociedade civil é de extrema importância para as discussões e os avanços da causa. Vale lembrar que jovens e mulheres negras encabeçam as estatísticas de população em maior vulnerabilidade social no país. Discutir soluções para os problemas que impedem os avanços da igualdade racial, e buscar melhorias nas condições de vida do nosso povo, não é vitimismo, é justiça social”, pontua Fátima Lima, observando o apoio do prefeito, Rodrigo Drable, à causa.

Os seminários de agosto, assim como a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, prevista para o fim de setembro, é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gepir (Gerência de Promoção da Igualdade Racial), em parceria com o Comuppir (Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial) e a Secretaria Nacional de Políticas Públicas de Igualdade Racial/Ministério da Mulher.

DESIGUALDADE – Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) dão conta que a desigualdade racial é uma das causas principais das desigualdades socioeconômicas existentes no planeta, provocando uma grave retração no desenvolvimento humano evidenciado pela pobreza, o analfabetismo,a violência e a repressão política.

No Brasil, a necessidade de incluir esta discussão na agenda nacional fez com que o Sistema das Nações Unidas aumentasse sua interação com o Governo Federal e com os diversos segmentos da sociedade brasileira envolvidos com o combate ao racismo.

PROGRAMAÇÃO:

 

A História do Movimento Negro no Brasil desde a década de 70

Data: 02/08 Sexta-Feira

Horário: 9h às 17h

Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Quilombolas

Data: 09/08 Sexta-Feira

Horário: 9h às 17h

As Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Data: 16/08 Sexta-Feira

Horário: 9h às 17h

Orçamento e Planejamento na Administração Pública

Data: 23/08 Sexta-Feira

Horário: 9h às 17h

Estratégia e Planejamento do COMUPPIR

Data: 30/08 Sexta-Feira

Horário: 9h às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *