Secretaria de Cultura de Volta Redonda promove Circuito Arigó neste final de semana

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Cultura está promovendo nesse final de semana, nos dias 13 e 14, o Circuito Arigó, com uma feira de artes e artesanato, na Praça Lions, no bairro Vila Mury. O objetivo desse evento é promover o artesanato municipal através do conceito de economia solidaria, permitindo a preservação da cultura de Volta Redonda, a memória de Arigó e incentivando a geração de renda.

 

A Secretária da pasta, Aline Ribeiro explicou que a secretaria promove esse evento em parceria com coletivos de diversos bairros da cidade. “O Programa de Artesanato Municipal (PAM) vem sendo construído desde o início de 2017, através de uma gestão participativa da política pública, promovendo cultura através da economia solidária. É um programa muito importante pra nós da secretaria municipal de Cultura por ser uma forma integrada de garantir a preservação democracia e da cultura tradicional de Volta Redonda”, destacou Aline.

 

A líder do coletivo Artezanal e Talentos, Mara Marcia, disse que são dez lideres atuando junto com a secretaria de cultura e que realizam um belo trabalho. “Esse circuito Arigó faz um rodízio pelos bairros e une os artesãos. Ao todo temos cerca de 70 profissionais atuando nas feiras de Volta Redonda”, contou Mara.

 

O Presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Mury, Charlei Paula, disse que é um prazer receber a feira no bairro e aproveita para convidar toda a população a participar também neste domingo. “Essa é uma parceria muito interessante entre a Secretaria e a Associação. Todos só têm a ganhar”, acrescentou Charlei.

 

Para participar, as pessoas devem fazer o cadastro no PAM e em seguida será inserido nas feiras. Além disso, poderá acessar cursos, palestras e outras várias ações voltadas ao artesanato.

 

Para o prefeito Samuca Silva, a intenção é dar oportunidade para todos os artesãos da cidade de divulgarem e comercializarem seu trabalho. “A valorização dos artesãos da cidade é o principal objetivo das feiras. Com essas feiras, estamos gerando mais oportunidades para a categoria, permitindo que ocupe  os melhores espaços públicos com maior concentração de pessoas e consumidores”, frisou o prefeito.

 

O evento faz parte da comemoração dos 65 anos de aniversário de Volta Redonda e acontecerá também neste domingo, dia 14, a partir das 09horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *