Esporte

A Conmebol sorteou na noite em sua sede, no Paraguai, os oito confrontos de oitavas de final da Copa Libertadores, que terão início só depois da Copa América. Os jogos de ida serão entre 23 e 25 de julho, enquanto a volta acontece de 30 de julho a 1º de agosto. São mais de dois meses, portanto, entre o fim da fase de grupos e o início das oitavas. Os destaques são os três duelos Brasil x Argentina logo de cara: Cruzeiro x River Plate, Palmeiras x Godoy Cruz e Athletico-PR x Boca Juniors – este último, uma repetição dos duelos da fase de grupos. O Flamengo pega o Emelec, do Equador; o Internacional enfrenta o Nacional, do Uruguai; e o Grêmio jogará com o Libertad, do Paraguai. A Conmebol também já definiu o chaveamento até a final: há possibilidades de Flamengo x Internacional e Palmeiras x Grêmio nas quartas de final, caso todos os brasileiros passem. Importante: na Libertadores, gol fora de casa vale como critério de desempate.

Com a melhor campanha da primeira fase, o Palmeiras tem a possibilidade de decidir todos os confrontos em casa até as semifinais. A final será em jogo único, dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile. A Conmebol permite cinco alterações na lista de 30 jogadores dos clubes para as oitavas de final. Depois, são mais duas mudanças permitidas nas quartas, e outras duas nas semifinais. Para a grande final, nenhuma troca na lista será possível.

Na noite passada também foram sorteados os jogos da segunda fase da Copa Sul-Americana. Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Fluminense, que são os representantes brasileiros na competição, conheceram seus adversários. O Botafogo, atual quinto colocado do campeonato brasileiro vai jogar com o Sol de América, no Paraguai; o Fluminense, joga no Rio, com o Atlético Nacional, da Colômbia; o Atlético-MG vai jogar no Chile contra o Unión La Calera; e o Corinthians enfrentará, em São Paulo, o Deportivo Lara, da Venezuela.

O chaveamento até a final está definido. Nas oitavas, por exemplo, o vencedor do primeiro duelo vai pegar o vencedor do 16º; o segundo enfrenta o 15º; e assim por diante. Dessa forma, Atlético-MG e Botafogo podem se encontrar já na próxima fase.

O sorteio definiu, também, outra informação importante. De agora em diante, decidirá os jogos em casa o clube que foi sorteado primeiro nesta segunda-feira.

As datas, horários e locais dos confrontos ainda serão divulgados pela Conmebol. A final, em jogo único, está marcada para o dia 9 de novembro, em Assunção, no Paraguai.

FLAMENGO – O vicepresidente de Relações Externas, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, comemorou o fato de o jogo contra o Emelec, ser ao nível do mar, em Guayaquil, maior cidade e importante porto do Equador. O time de Abel Braga não terá que enfrentar a altitude de Quito.

VASCO – Vanderlei Luxemburgo cumpriu o primeiro dia de trabalho da nova comissão técnica no clube. O treinador deixou impressão positiva após um encontro com os profissionais do departamento de futebol, que durou cerca de cinco horas: iniciou à tarde e seguiu até a noite.

O novo treinador chegou munido de informações. Ao longo da última semana, após assinar com o Vasco, ele passou a analisar o elenco junto com a comissão técnica.

Atualmente, o Vasco tem 42 jogadores no elenco. A ideia de Luxemburgo é fazer uma avaliação completa dos atletas antes de indicar reforços à diretoria. Há o entendimento de que nomes sem espaço podem aproveitar eventuais oportunidades que surgirem.

Uma das primeiras providências é fazer com que todos os atletas voltem a treinar juntos. Com Alberto Valentim, alguns nomes tinham passado a trabalhar em horários separados. O primeiro treino de Luxemburgo com o elenco acontece hoje às 16 horas, no CT do Almirante. O próximo compromisso do Vasco é no domingo, contra o Avaí, em São Januário, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *