Programa VR Limpa já notificou 600 donos de terrenos abandonados

PRA COMEÇO DE CONVERSA…

O programa VR Limpa, da Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda, já emitiu aproximadamente 600 notificações para donos de terrenos abandonados na cidade. Os lotes, segundo a fiscalização, estão com mato alto. O programa de fiscalização tem como objetivo manter limpos todos os terrenos que estão vagos na cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruíz, disse que o trabalho faz parte de uma série de ações que vem sendo realizadas para tornar mais efetiva a fiscalização de áreas que precisam ser limpas pelos proprietários.

A população reclama que quando há um terreno abandonado, com muito mato, acaba atraindo animais peçonhentos. Além disso, no período da seca, fica mais suscetível ao fogo. Os terrenos sujos acabam gerando insegurança para quem mora nas proximidades.

Para combater a situação, a secretariade Meio Ambiente construiu uma base de dados com um novo sistema para que seja mais eficiente a identificação e fiscalização dos terrenos. Já foram identificados cerca de três mil lotes vagos.

Esse sistema permite que a secretaria acesse as informações de cada dono de lote vago para que seja feita a notificação ou emitido o auto de infração. O fiscal utiliza um aparelho e vai a campo. Quando ele identifica um terreno abandonado, é registrada uma coordenada geográfica, encaminhada para o sistema, gerando automaticamente a notificação.

O proprietário tem 20 dias para limpar o terreno. Daí em diante não será mais notificado, e caso não cumpra a notificação, recebe multa de quase R$ 600 reais.

O secretário faz um apelo aos proprietários de terrenos vazios para que mantenham os locais limpos. E,avisa a população que pode denunciaratravés do aplicativo Fiscaliza VR. Ao receber a denúncia, as equipes da prefeitura farão uma visita para verificar a situação e adotar as medidas necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *