ALERJ terá renovação de 51% das cadeiras em 2019

A composição da próxima legislatura, determinada pelo resultado das eleições do último domingo, contará com 34 deputados reeleitos e com 36 parlamentares que começarão seu primeiro mandato. A posse dos novos integrantes da Alerj acontecerá em fevereiro de 2019.

A maior bancada será do PSL, com treze deputados. Em sequência vem a bancada do Democratas, com seis parlamentares, seguida pela do PSolcom cinco. O deputado mais votado foi Rodrigo Amorim (PSL), com 140.666 votos.

Um dos destaques foi o crescimento da bancada feminina da Casa. Na próxima legislatura serão 12 mulheres, um aumento de 33% em relação às nove deputadas que exercem mandato atualmente. A campeã de votos foi a paraquedista do exército Alana Pessoa, que teve mais de 106 mil votos e foi a terceira mais votada entre os 70 eleitos.

Entre as eleitas estão ainda três mulheres que trabalhavam no gabinete da vereadora Marielle Franco (PSol), executada em março deste ano no Estácio, região central do Rio. São elas: Mônica Francisco, Renata Souza e Dani Monteiro, todas do PSol.

O único representante da região Sul Fluminense, em primeiro mandato no ano que vem, é o atual presidente da Câmara de Barra Mansa, vereador Marcelo Cabeleireiro, do DC, que obteve 18.003 votos.

Tiveram seus mandatos renovados pelos eleitores, Gustavo Tutuca, de Piraí, e André Correa de Valença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *